segunda-feira, 6 de abril de 2009

Esta é dirigida à imigrante no Brasil

Português morto à facada no Brasil


Resistiu dentro da garagem de casa a um assaltante de 18 anos que lhe queria roubar a mota, pelas 08h30 de sexta-feira, e acabou morto com quatro facadas. António Manuel Ventura Marques, engenheiro electrónico da zona do Lavradio, Barreiro, foi assassinado no bairro Jabaquara, onde vivia, na zona sul de São Paulo, Brasil.

Ao que o CM apurou, a vítima de 63 anos tentou evitar que Leonardo Pedro, o jovem assaltante, levasse a mota que estava guardada na garagem da vivenda. Mas o criminoso foi mais forte e desferiu quatro golpes de faca certeiros no emigrante português, radicado no Brasil desde 1963. António Ventura Marques, que deixa uma filha, ainda foi assistido pelas equipas de emergência e levado para o hospital de São Paulo, mas perdeu muito sangue e não resistiu aos ferimentos infligidos.

O homicida também ficou ferido na luta e ainda foi assistido no hospital, já sob detenção (ver caixa). De acordo com uma vizinha de António Ventura Marques, citada pelo portal de notícias da Globo, esta não foi a primeira vez que o português foi abordado por assaltantes. "Ele já tinha sido assaltado uma vez e depois disso resolveu reforçar a segurança" de casa, disse a bibliotecária Célia Alves de Oliveira.

A imprensa brasileira chegou a avançar ontem, com informações policiais, que Ventura Marques era um diplomata que estaria a trabalhar no consulado português em São Paulo. No entanto, o assessor da Secretaria de Estado das Comunidades desmente ao CM essa informação. "Nem estava inscrito na rede consular", diz Eduardo Saraiva, garantindo que "o consulado está a acompanhar a situação, nomeadamente no apoio à família, que já está a tratar da trasladação do corpo para Portugal".

Segundo o Instituto Médico Legal brasileiro, onde o cadáver está desde a noite de sexta-feira para ser autopsiado, uma filha de Ventura Marques deverá chegar hoje a São Paulo para levantar o corpo.

In Correio da Manhã, o diário de referência

2 comentários:

Anita disse...

...

Errrr....

Que belo textinho para eu ler aqui.... (NOT)

Unknown disse...

Que coisa tão sem graça para se ler... :p Tira férias, pah..

Gui